domingo, 18 de janeiro de 2009

Fodeu...


Um avião fez um pouso no rio Hudson, em NY. A imagem de um avião pousado em um rio merece todo o destaque, realmente é algo bastante curioso e, obviamente, a habilidade do piloto deve ser reconhecida. Porém, o heroísmo que o sr Chesley Sullenberger ganhou pela façanha me preocupa e muito. Quem já andou de avião sabe: antes de começarmos a assistir filmes dignos do acervo da Sessão da Tarde em um voo, somos obrigados a assistir os procedimentos de segurança e, os comissários fazem a versão aérea de macarena mostrando como pegamos os coletes e etc para o caso de um pouso na água. O problema, é que eles falam com a maior calma do mundo, dando a entender que um pouso na água é algo absolutamente fácil e normal. Eu sempre achei que um avião pode pousar na água com a mesma facilidade que pousa numa pista (a não ser em Congonhas, que deve ser mais dificíl do que pousar numa poça). Os comissários nunca dizem: em caso de pouso em um vulcão em erupção, ou no caso de pouso em uma floresta, ou ainda, no caso de pouso no Complexo do Alemão. Esse acidente e o herói que foi criado por ele, mostra que pousar na água não é nada fácil, muito pelo contrário, é quase impossível, beirando um milagre. Por isso, da próxima vez que eu andar de avião, eu espero duas coisas: que não seja da Gol e que antes de decolar a aeromoça diga: em caso de pouso na água, Chesley Sullenberger está aqui.

3 comentários:

  1. Muito bom, procedimentos de segurança de aviões para mim servem como piadas de humor negro só para tirar um pouco da tensão. P.S.: Te adicionei no meu blog, véio!
    http://viagemparapasargada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah gente, não foi nada demais!

    Foi só a gravação do ultimo capitulo da novela das 8!

    Não viram o Zé Bob no canto da asa?

    ResponderExcluir